Livre, Leve & Solto

Livre, Leve & Solto foi um espetáculo que aliou música e moda para angariar fundos para a Solto Cooperativa de Trabalhadores em Moda Jovem de Florianópolis. Aconteceu em 5 de agosto de 2009, no Teatro Álvaro de Carvalho, com o subtítulo “desfile de cidadania em cantos de paz”.
O espetáculo co-produzido pelo Coral Hélio Teixeira da Rosa apresentou um desfile de roupas confeccionadas pelos cooperados da Solto. Durante o desfile, o coral interpretou “We are the world” de Michael Jackson (que havia recém falecido) e Lionel Richie.



O programa incluiu “Depende de Nós” (Ivan Lins e Vitor Martins) e “Oh, Happy Day” (Edwin R. Hawkins). Houve ainda apresentação solo de Rogério Guilherme (Tente outra vez), Cláudia Todorov (Nella Fantasia) e Elisabeth Cantelli (Ben). O grupo contou com acompanhamento instrumental de uma banda formada por servidores do Tribunal de Contas, comandada pelo pianista Luiz Gustavo Zago.


Toda a renda foi revertida para a Solto Cooperativa, instalada na Incubadora Popular de Cooperativas – projeto mantido pelo Centro Cultural Escrava Anastácia, entidade sem fins lucrativos, presidida pelo Padre Vilson Groh, conhecido por seus trabalhos sociais, especialmente com a população do Maciço do Morro da Cruz. A cooperativa oferece formação na área de corte, costura e estamparia a jovens e mulheres de comunidades carentes, proporcionando oportunidade de aprendizado e geração de renda, bem como a integração social e a promoção da cidadania de seus cooperados.